O QUE É BUSINESS COACHING?
O Business Coaching é um termo abrangente que se refere a todos os tipos de coaching empresarial e organizacional. É uma variante do Coaching que se foca no desenvolvimento de negócios e alcance de resultados empresariais.
Durante um processo de Business Coaching são identificados os pontos fortes, capacidades e talentos de uma pessoa, que é apoiada enquanto são definidas as etapas de ação que maximizam a sua experiência e modo de pensar. É dado feedback e incentivo ao cliente enquanto ele progride em direção aos seus objetivos e até atingir o seu potencial máximo.
Pessoas bem sucedidas entendem que o sucesso acontece se seguirem atentamente os passos definidos, se medirem o progresso e celebrarem as etapas atingidas ao longo do caminho.
O Business Coaching entende as práticas de negócios de sucesso, de um ambiente de trabalho produtivo, quais as abordagens motivacionais necessárias e fornece as ferramentas para melhor o desempenho, desenvolver competências e superar os obstáculos.
Considerando a especificidade e exigências de algumas áreas dentro de uma empresa, bem como dos perfis das pessoas responsáveis, o Business Coaching pode exigir algumas especialidades como as que seguem.
coaching de gestão empresarial
Dirigido aos gestores e líderes de empresas.
No Coaching de Gestão Empresarial apoiamos o cliente no desenvolvimento de um plano orientado por metas para o
ajudar a alcançar os seus objetivos de negócios, como:
• Comunicação com os funcionários;
• Comunicação com fornecedores e parceiros;
• Gestão de tempo;
• Competências organizacionais;
• Estabelecer objetivos mensuráveis para aumento dos lucros;
• Ganhar auto-confiança como gestor de uma empresa de sucesso.
coaching executivo
Dirigido aos proprietários, gestores e líderes de empresas.
O Coach Executivo trabalha com clientes altamente qualificados e motivados que pretendem alcançar mais rapidamente os seus objetivos de negócio e pessoais. São clientes que procuram ideias para a superação de obstáculos com os quais tiveram dificuldades anteriormente, bem como para conseguirem uma maior sensação de satisfação do seu trabalho:
Ajudamos os clientes em muitas áreas de negócio, como:
• Ajudar as equipas a encontrar consenso e a escolher um plano de ação;
• Motivar os colaboradores a adotarem uma mentalidade de proprietário;
• Criar formas de aumentar o sentido de responsabilidade dos funcionários;
• Decidir a melhor forma de recrutar e manter líderes de topo;
• Criar um plano de marketing ou de negócios;
• Inspirar maior autonomia nos trabalhadores;
• Reduzir as taxas de rotatividade;
• Fazer transição de liderança;
• Decidir as prioridades da empresa;
• Saber como delegar de forma adequada;
• Obter reconhecimento pelas conquistas e demonstrar valor para a empresa.
coaching de vendas
O Coaching de Vendas é útil para pessoas que ocupam as funções de Gestores de Vendas, CSOs, líderes de equipas de vendas, executivos e consultores de vendas, empreendedores e até mesmo Coachs.
Os profissionais de vendas preocupam-se em encontrar novos parceiros de negócios, atingir objetivos de vendas, aumentar a estabilidade do negócio, melhorar os resultados e criar novas formas de fazer crescer as vendas, e um Coach de Vendas pode apoiar o cliente a conseguir atingir essas metas nomeadamente ao:
• Aumentar a base de clientes;
• Aprender técnicas que asseguram o fecho de negócios;
• Superar timidez, receios ou baixa auto-estima;
• Aumento da confiança para enfrentar os desafios e alcançar os objetivos;
• Aprender métodos e técnicas de vendas mais fortes;
• Criando sistemas de suporte sólidos;
• Criar etapas claras e concisas para aumentar as vendas;
• Aprender a arte da negociação.
coaching de empreendedorismo
Para empresários que precisam de apoio para se lançarem em determinadas áreas de negócio.
Esta modalidade de Coaching é muito mais do que apoiar um empresário entusiástico a seguir na direção certa. Trata-se também de o ajudar a navegar na imensidade de questões práticas e emocionais do arranque de um novo negócio, tais como:
• Melhorar a gestão de tempo para os ajudar a cumprir as suas tarefas;
• Melhorar o seu estilo de liderança;
• Identificar os apoios (família, amigos, contactos e investidores);
• Compreender técnicas de marketing pessoal e empresarial;
• Expandir a sua network para um maior sucesso;
• Desenvolver métodos para aproveitar ao máximo os recursos, tempo e rendimentos;
• Utilizar tecnologia para aumentar a performance e o crescimento;
• Criar um plano estratégico em alinhamento com a sua visão, valores, recursos, sistema de suporte, tempo e capital.
coaching de liderança
O Coaching de Liderança é fundamental para qualquer líder empresarial que esteja à procura de assistência para melhorar a sua comunicação e relacionamento com os colegas e membros da equipa. Trata-se normalmente de Presidentes, CEOs, COOs, CFOs, Diretores administrativos e outros decisores chave e aspirantes a líderes.
O papel do Coach de Liderança é o de facilitar a aprendizagem do cliente sobre as melhores técnicas de liderança, e ajudá-lo a fazer as perguntas certas e alcançar níveis mais altos de sucesso.
As situações podem incluir coaching em questões de curto prazo, como lidar com uma crise ou uma grave falta de motivação da equipa ou o início de um novo projeto.
Os problemas de liderança geralmente incluem:
• Técnicas de liderança;
• Lidar com situações difíceis, como demissões;
• Maturidade emocional dos líderes;
• Motivar os membros da equipa para dar 100%;
• Capacitar os outros para assumirem responsabilidades e prestarem contas;
• Melhorar a comunicação entre a gerência e os membros da equipa.
coaching de marketing
O Coaching de Marketing trabalha com Diretores de Marketing, CMOs, líderes de equipas de Marketing, executivos e consultores de Marketing, empreendedores e Coachs.
Os profissionais de marketing estão interessados em criar estratégias dinâmicas que comuniquem as mensagens certas, para as pessoas certas, no momento certo.
Os clientes do Coaching de Marketing podem precisar de ajuda com:
• Pesquisa de mercado primária e secundária;
• Compreender as atitudes e comportamentos dos seus clientes;
• Foco num nicho de mercado alvo;
• Acompanhar a estratégia de longo prazo com metas de curto prazo;
• Implementação de novos canais de comunicação;
• Criar mensagens de marketing atraentes;
• Atrair os clientes certos para seus negócios;
• Compreender o marketing online e digital.