bem-estar SOCIal


Bem-estar social é o efeito positivo que os amigos e as relações sociais têm na sua saúde mental e física.

O bem-estar social é um outro aspecto do bem-estar dos funcionários que é geralmente negligenciado.

Felizmente cada vez mais empresas estão a tomar consciência das consequências negativas da solidão no local de trabalho. Fortes relações de trabalho e oportunidades de conexão social no local de trabalho são essenciais para a satisfação no emprego, felicidade e bem-estar geral dos funcionários.

Na verdade, é muito mais provável que os empregados solitários se sintam desconectados dos seus empregos, o que pode levar a um desempenho mais fraco no trabalho e a maior absentismo.

Passamos a maior parte do tempo no emprego, e é por isso que as relações de trabalho são tão importantes para o bem-estar social dos funcionários. Esses relacionamentos podem afetar positiva ou negativamente os níveis de stress, a produtividade e o sentimento geral de felicidade de um funcionário. Esses fatores não afetam apenas o desempenho no trabalho, mas também afetam a saúde dos funcionários.

“O bem-estar social é a capacidade de construir conexões pessoais com os outros, lidar com conflitos e fazer parte de uma rede social positiva.” Dartmouth College

 

FALE CONNOSCO

 

 

os nossos serviços de bem-estar SOCIAL para empresas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

partilhar e celebrar

Encontre coisas novas para partilhar e celebrar com os seus funcionários.

É certo que os aniversários e feriados são sempre motivo de comemoração, mas podem ser um pouco mais do que somente uma festa em que se tem que estar presente.

Começar a pensar fora da caixa ajuda a encontrar motivos diferentes para celebrar. Partilhar algo bom para a empresa com os seus funcionários é uma forma de criar um sentimento de pertença e de os fazer sentir mais envolvidos. 

Podemos falar, por exemplo, da realização de cerimónias anuais para reconhecer os funcionários pelo seu trabalho árduo, oferta de passeios ou de almoços às equipas depois de atingido um objetivo importante, celebrar o reconhecimento da empresa pelos media ou instituições, fazer o batismo de nova maquinaria…

Na Advantea não só apoiamos ao sugerir os eventos mais apropriados à ocasião, ao número e perfil dos colaboradores, e orçamento disponível, como também organizamos o próprio evento

 

espaços de convívio

Às vezes pode ser difícil para os funcionários socializarem porque não têm uma área no escritório em que se sintam à vontade para fazer isso. Ao criarmos um “espaço de convívio” os seus funcionários passam a ter uma área onde eles podem descomprimir ou socializar sem distrair outros colegas.

Pode converter uma área vazia na empresa, ou o local das máquinas de café ou de vending para criar um espaço agradável para os funcionários passarem os seus intervalos, sociabilizarem e desligarem um pouco do trabalho.

Ligar fisicamente os departamentos também ajuda a uma maior conexão entre os funcionários. Às vezes, é difícil a socialização no trabalho devido ao layout do escritório ou à existência de departamentos diferentes que não têm nenhum contato um com o outro. 

A Advantea faz o levantamento das entropias na sua empresa e propor e apoiar na criação de espaços de convívio e na revisão de layout dos departamentos.

 

Café, coffee-break, intervalo, convívio, colegas, descanso, brainstorming, conversar

 

 à volta da mesa 

Uma refeição é sempre um agradável momento de convívio e de partilhas.

As empresas podem oferecer oportunidades de reunião social “à volta da mesa”, sem uma razão específica e de forma periódica, reforçando a motivação, o espírito de união e de lealdade dos seus colaboradores.

Os eventos tanto podem ter lugar na própria empresa como no exterior, durante o tempo de lazer ou dispensando os colaboradores de algum tempo de trabalho.

Estes podem passar pela organização e oferta de  buffets de pequenos-almoços  saudáveis, organização de piqueniques em que todos contribuem com algo, degustações, happy hours… 

Dependendo da atividade, podem ser adicionados jogos ou concursos, ou até pequenos espetáculos, para tornar tudo ainda mais divertido.

A Advantea organiza todos estes eventos, em cumprimento com os objetivos e estrutura do cliente, garantindo que há sempre novas dinâmicas e  algo diferenciador até no mesmo tipo de eventos.

 

Pequeno almoço saudável, comida, refeição, convívio, mesa com comida

 

PAUSAS SURPRESA

 São diversas as pausas sugeridas pela Advantea, desde os lanches saudáveis, às Quick Massages, mindfulness, entre outros. No entanto, as Pausas Surpresa são as mais cativantes precisamente pelo fator surpresa.

As Pausas Surpresa são programadas, habitualmente, para uma periodicidade trimestral, e envolvem a maioria dos colaboradores durante um período de tempo.

Tentamos, sempre que possível, que as mesmas sejam surpresa até mesmo para os empregadores, sendo combinada somente a data e definido o tempo de paragem necessário que, normalmente, não ultrapassa os 30 minutos.

As atividades que propomos são sobretudo para estimular a sociabilização, a redução do stress e ansiedade, trabalhar o espírito de equipa e proporcionar momentos de descontração e diversão que elevem a motivação e fidelização dos colaboradores.

 

workshops e clubes de atividades

 Organizamos diversos workshops e clubes de atividades para aprendizagem e discussão de temas que são do interesse comum de várias pessoas, e que permitem o convívio e partilha de experiências quer entre os funcionários quer entres estes e pessoas externas à empresa.

São ações abertas ao público e calendarizadas mas que também podem ser solicitadas pelas empresas especificamente para os seus colaboradores.

Os nossos workshops permitem uma abordagem de temas como parentalidade, arte, decoração, culinária, mecânica, jardinagem, artesanato, bricolagem, astrologia…

Os clubes pressupõem a existência de um espaço para reuniões periódicas, a organização das atividades do clube, gestão de possíveis quotas, a partilha de informação e novidades sobre o tema do clube, convite de palestrantes, participação em workshops e  muito mais. Podemos dar como exemplo o clube do livro, de cinema, de viagens, fotografia, vinhos, gastronomia…

 

team building

Incentive a formação, sociabilização e união de equipas organizando atividades deTeam Building, que podem ser uma ótima forma de reunir colegas e reforçar os laços entre eles.

No entanto, os empregadores devem entender que essas atividades não devem parecer forçadas ou desconfortáveis para os funcionários.

Quando implementadas adequadamente, as atividades de Team Building são excelentes para cultivar um senso de unidade e camaradagem entre os funcionários, proporcionando momentos de diversão, descontração e até mesmo de atividade física.

Alguns dos benefícios são uma melhor comunicação, cooperação e compreensão dos pontos fortes e fracos entre os membros da equipa, resolução criativa de problemas, tomada de decisão e pensamento positivo, uma relação de trabalho mais forte, maior foco e produtividade.

Algumas ideias incluem jogos CSI, atividades de beneficência, atividades desportivas, caça ao tesouro, Escape Room…