
São cada vez mais as empresas que consideram o coaching como um estilo de liderança preferencial para os seus gestores, vinculando-o a um melhor desempenho nos negócios. As pesquisas com funcionários apoiam a necessidade dos gestores desenvolverem competências de coaching, sendo uma componente essencial para obter o melhor das pessoas nas empresas.
“O coaching é uma parceria de colaboração centrada no alcance de metas e na construção das capacidades e competências necessárias para ter sucesso no trabalho ou na vida pessoal. “
Vanessa Vitorino
Managing Partner na Advantea, Coach, Gestora, Master PNL, Formadora Certificada, Hipnoterapeuta
ENTÃO, O QUE É COACHING?
O coaching é uma parceria de colaboração centrada no alcance de metas e na construção das capacidades e competências necessárias para ter sucesso no trabalho ou na vida pessoal.
Existem diferenças fundamentais entre o modo tradicional de um “chefe” gerir pessoas e coaching. Enquanto o chefe da velha escola tem a tendência de fazer as coisas dirigindo e dizendo, os líderes coachs fazem perguntas poderosas, sabem ouvir e oferecem feedback construtivo. Eles são orientados para o crescimento, para a solução e apoiam na criação de planos que visam o desenvolvimento de capacidades e competências específicas necessárias para o sucesso atual e futuro.
QUE ATRIBUTOS fazem de UM LÍDER UM BOM COACH?
Um desafio significativo para muitas empresas é como treinar os seus líderes para serem coachs eficazes. A capacidade de coaching não é inata em muitas pessoas e muitas empresas subestimam o valor dessa capacidade ao tomar decisões de contratação. Tornar-se um coach competente quase sempre exigirá uma formação de qualidade, muita prática, feedback e modelagem contínuos de alguém com competências mais avançadas.
Embora os atributos necessários para ser um coach eficaz sejam numerosos, os líderes com competências de coaching de maior sucesso possuem, de modo geral, os seguintes atributos:
- Levam a sério o papel de “líder como coach” – Líderes eficazes valorizam a importância do coaching para a sua função e para a empresa;
- Possuem Inteligência Emocional (IE) – Líderes de sucesso são capazes de gerir os seus próprios sentimentos, observar com precisão os sentimentos dos outros e responderem de forma sensata minimizando as defesas da outra pessoa, criando relações baseadas na confiança;
- Valorizam a honestidade – São capazes de dizer a verdade de forma direta mas construtiva;
- Vinculam a aprendizagem a melhores resultados – Os líderes coachs reconhecem que a promoção de um ambiente que apoia a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal cria novas formas de pensar e de comportamento, o que acaba contribuindo para melhorar o desempenho e os resultados financeiros da empresa;
- Distribuem de forma proativa tarefas desafiantes – Para um líder coach eficaz é fundamental procurar oportunidades de desenvolvimento para os seus funcionários e organizar tarefas desafiantes para acelerar o seu desenvolvimento. Aproveitam a abertura das pessoas para a mudança, criam metas e ajudam a eliminar os obstáculos organizacionais e pessoais que impedem a ação;
- Uma das prioridades é melhorar as competências dos seus colaboradores – no desporto os treinadores não esperam até ao final da época para dar feedback. Eles fazem isso no momento da ação, quando o feedback é mais significativo. Da mesma maneira, os líderes coachs aproveitam os momentos em que os funcionários estão mais focados e melhor posicionados para aprender, fornecendo feedback em tempo real;
- Contribuem para facilitar a tomada de consciência – Estes líderes não são conselheiros, mas sim agentes de mudança. Através de perguntas abertas e poderosas, são provocados novos pensamentos e ideias, o que mobiliza os colaboradores a agirem de uma nova maneira.
Desenvolver capacidades e competências de coaching pode ser mais desafiador do que parece. No entanto, quer elas sejam conquistadas através de esforço individual dedicado ou através da assistência de um parceiro profissional, os resultados valerão o esforço.